Pesquise no Site

Segundo Tejas Naval pronto para decolar


De acordo com o site indiano Defence News,  o segundo protótipo do caça naval Tejas já está pronto para passar por testes em solo, com o primeiro vôo previsto para os próximos 15­ a 20 dias, segundo declarações de um diretor do DRDO do país.

O primeiro protótipo do Tejas Naval era biplace e voou em Abril de 2012 por 22 minutos. Já este segundo protótipo é monoposto. A proposta inicial é a construção de quatro caças navais e de acordo com o seu desempenho, o Ministério da Defesa decidirá ou não a produção de outras unidades.

Está previsto para o protótipo decolar em Dezembro de uma rampa em terra, especialmente criada para simular uma réplica do ski-­jump de um porta-aviões, visto que será uma aeronave para se trabalhar em STOBAR.

Os pilotos navais treinaram posteriormente o pouso preso por gancho em um instalação em terra, só então isto será tentado no navio. O DRDO planeja a certificação da LCA Naval para 2017. 

O programa naval esta com três anos de atraso. Foi sancionado em 2003, ­ dez anos após a aprovação do desenvolvimento do Tejas LCA para a Força Aérea e dois anos após o primeiro voo da aeronave. Atualmente os protótipos ainda utilizam o motor GE ­F­404­.

É interessante que o leitor acompanhe o desenvolvimento do programa Tejas Naval, pois o Brasil pode passar por uma experiencia semelhante, já que uma futura versão naval Gripen ainda terá que ser desenvolvida.

Cabe lembrar que essas versões navais precisam de uma estrutura reforçada, o que pode gerar um aumento no peso da aeronave, questão que esta sendo acompanhada de perto pelos críticos do caça sueco.

E vocês? O que acham disso?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...