Hércules da FAB superaquece em exercício


Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) passou por um superaquecimento após uma manobra em uma pista da base aérea do Aeroporto Internacional de Brasília na tarde desta segunda-feira (6/10). A fumaça assustou quem passava pelo local.

A Inframérica, consórcio que administra o aeroporto, disse que a aeronave, supostamente um modelo Hércules, passava por manutenção, mas não confirma pouso forçado. O avião está parado no hangar atrás da Polícia Federal. O Correio procurou a Força Aérea Brasileira (FAB), mas a Aeronáutica ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Por meio da assessoria de comunicação, a Inframérica informou que houve um superaquecimento no motor antes da decolagem do avião. Os bombeiros do aeródromo foram acionados para resfriar o aparelho.

A Força Aérea, também por assessoria, explicou que o avião, modelo C-130 Hércules, teve um aquecimento no sistema de freios durante "um procedimento no solo" e, assim, gerou a fumaça vista e registrada pelos passantes. O serviço de contra-incêndio do aeroporto foi acionado como medida preventiva. Segundo a FAB, a tripulação não correu riscos. A aeronave será conduzida para a Base Aérea de Brasília, onde passará por manutenção.

Correio Braziliense veja vídeo