Pesquise no Site

Drone Elektrico


A Elektro (SP) vai usar uma nova tecnologia. Trata-se de um drone, veiculo aéreo não tripulado, utilizado para obter imagens da rede de distribuição de energia. O diferencial dele é o sistema acoplado ao drone que permite a captura e a análise de imagens. No caso das redes de distribuição de energia, o drone identificará defeitos em componentes que ficam no topo da rede, como por exemplo, cruzetas e isoladores.


Além de diagnosticar e apresentar a necessidade de manutenção, o trabalho do drone poderá ser acompanhado em terra por um técnico. Com o uso de óculos com tecnologia de transmissão sem fio, o operador do drone visualizará ao mesmo tempo as imagens produzidas pelo equipamento.

Por meio de um software inteligente, o drone emite um relatório que aponta os locais para manutenção. Este dispositivo, foi desenvolvido por engenheiros da Elektro, em parceira com outras empresas. Esta tecnologia para redes de distribuição, é a única no país.  De acordo com José Resende, especialista em engenharia, esta é uma grande conquista para o setor elétrico, que passa a contar com mais uma tecnologia de inspeção de rede.

O drone é um protótipo. Ainda serão desenvolvidos novos equipamentos semelhantes a este para a realização de testes em campo. Na rede de distribuição da Elektro, com o uso do drone foram obtidas 5 mil imagens para desenvolvimento de software inteligente. A previsão é que a partir de 2015, o equipamento sobrevoe cerca de 90 mil km de rede de destruição localizadas na área rural, regiões de difícil acesso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...