Pesquise no Site

Olimpíada do conhecimento terá provas de manutenção aeronáutica


Mais uma vez o SENAI promove a Olimpíada do Conhecimento, uma competição de educação profissional bianual que envolve diversos estudantes da instituição e de Institutos Federais de Tecnologia do Brasil. O evento acontecerá no pavilhão de exposições do Expominas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 3 e 6 de setembro.

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem os estudantes que alcançarem as melhores notas durante os quatro dias de provas. Os desafios envolvem conhecimentos de mecânica, robótica, informática e outras disciplinas ministradas em cursos profissionalizantes.

Segundo o site G1, os fãs de aeronaves terão um ótimo motivo para marcar presença no Expominas. Na seção de Transporte e Logística, o público poderá ver de perto um helicóptero e uma turbina de um avião. E, ainda, acompanhar de perto a manutenção das aeronaves, observar seus motores, caldas, hélice, e caixa principal de transmissão.

“São tarefas difíceis de se ver sendo executadas no dia a dia, mas que são bastante comuns para os mecânicos de aeronaves”, convidou o avaliador do departamento, Marcos Antônio Escareli, de São Paulo.

Durante a competição, alunos de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina irão se revezar em seis provas. A primeira será a inspeção de um esquilo AS350 B, um helicóptero monoturbina leve, para cinco ou seis passageiros e um piloto, seguido de uma inspeção boroscópica do motor (serviço de análise de imagens de dispositivos internos e visualmente inacessíveis de grandes equipamentos, do compressor e da turbina). 

Na terceira prova, os alunos irão mostrar tudo que aprenderam nas aulas do SENAI construindo uma parte da estrutura de uma aeronave, ainda não revelada, com chapas metálicas. “Nessa prova, eles vão fazer os cortes, as dobras, e todo o resto”, disse o avaliador.

A prova elétrica é dividida em duas partes. A primeira é a construção de uma parte da cablagem (instalação de sistemas de cabeamento), dos conectores e pinos. Já na segunda, os alunos terão que identificar os erros da parte elétrica, em uma maquete. Em seguida, os competidores irão remover corretamente e instalar todos os componentes da aeronave, como os hidráulicos, mecânicos e elétricos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...