M-345 para a França?

Veja o M-345 decolando no Youtube
De acordo com o Flight Global, a França já esta pensando em um substituto para os seus treinadores Alpha Jet e o Alenia Aermacchi  M-345 pode ser uma opção. Pelo menos uma equipe francesa visitará no final deste mês a fábrica da Alenia em Venegono na Itália para avaliar a aeronave.


Por enquanto a Alenia Aermacchi só vendeu na Europa o modelo M-346, para a Força Aérea Italiana e para a Polônia. Um acordo com a França permitiria estabelecer centros de formação que poderia oferecer serviços a outros países potencialmente interessados como: Áustria, Bélgica e Espanha. Atualmente, a força aérea francesa tem uma frota ativa de 86 Alpha Jets.

O interessante dessa matéria é que o M-345 promete ser um jato de treinamento mais econômico que um turbo hélice da categoria do Tucano ou seu análogo suíço o Pilatus. O ano passado o Ministro da Defesa Francês sinalizava a intenção de utilizar aeronaves turbo hélices para treinamento de seus pilotos. Talvez suas declarações fossem apenas para seduzir os suíços no caso de uma possível escolha do caça Rafale como caça daquele país. Seria fácil imaginar que a compra do treinador Pilatus poderia entrar como uma espécie de compensação. Por enquanto, tudo não passa de especulações. Vamos aguardar.