Pesquise no Site

Lembra daquele Mig Croata acidentado?


Dia 5 de Agosto é comemorado o Dia da Vitória na Croácia. Para um certo piloto croata, este dia ganhou um brilho especial. Ele escapou com vida ejetando-se de um Mig-21 conforme noticiou o site Cavok.

Era um dos dois Migs que não passaram por uma atualização recente, pois ficaram desde Outubro de 2013 em alerta, a disposição da Força Aérea caso houvesse a necessidade de uma reação rápida.

Hoje, um  site especializado informou que o piloto (Tenente Coronel Stanko Hrženjak) já havia escapado de um incidente com outro Mig horas antes do acontecido. Tratava-se da aeronave número 135, que teve problemas ao baixar o trem de pouso. Foi apenas um susto pois o aviador, conseguiu realizar o procedimento repetindo a operação.

A aeronave ficou aterrada para revisão e o piloto foi obrigado a pegar a numero 122 para continuar as exibições comemorativas. Durante o voo, a cerca de 1.600 pés, o avião teve problemas com os sistemas hidráulicos, seguido por uma explosão em seu motor que culminou com a queda a aeronave próximo a cabeceira da pista.

A perda do 122 não pode ser lamentada pois apenas antecipou sua aposentadoria que estava prevista para o dia 15 de Agosto. Felizmente, o sinistro não foi com o 135 que é uma das sete aeronaves atualizadas e recebidas recentemente da Ucrânia, que deverão continuar em serviço até 2024, juntamente com outras cinco que serão entregues.

A aviação de caça croata vive a passar sustos. Meses atrás, correu o risco de perder seus Mig quando a Russia invadiu a Crimeia. As aeronaves forma confiscadas, depois entregues por via terrestre em Abril deste ano e posteriormente montadas.

Em 2016, a Croácia espera retomar estudos para a substituição dos Migs. Eu apostaria a minha Sogra que eles irão de leasing com Gripen C/D ou alguma compra de oportunidade, como por exemplo, algum F-16 usado oferecido por algum pais que comprará F-35. E ai? Não quer uma sogra? Tô pagando para levarem...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...