Pesquise no Site

'Mais barato que o filme Gravidade'



BANGALORE, Índia - O foguete indiano PSLV colocou com sucesso o satélite de observação da Terra Airbus Spot 7 em órbita nesta segunda-feira, junto com quatro satélites menores da Alemanha, Canadá e de Cingapura. O Spot 7 separou-se do foguete 18 minutos após o lançamento a uma velocidade de 660 km/h. Os outros quatro satélites foram implantados nos dois minutos seguintes, de acordo com a Organização de Pesquisas Espaciais Indiana.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, descreveu o lançamento como "endosso global para a capacidade espacial da Índia", que ele sempre exalta como de baixo custo, e disse que o colocar o foguete em órbita com quatro satélites estrangeiros custou menos que a produção do filme "Gravidade".

O lançamento foi feito a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, sudeste do país, três minutos depois do marcado, para evitar colisão com detritos espaciais.

Spot 7, projetado para durar dez anos, se juntará ao satélite Spot 6, colocado em órbita pelo PSLV em setembro de 2012. Em um comunicado, a Airbus Defence e Space disse que o sucesso do lançamento do Spot 7 completa sua "constelação de satélites de alta resolução de imagem Terra". Além dos satélites SPOT, a Airbus também tem uso comercial exclusivo das Plêiades 1A e 1B, satélites civis e militares franceses voando na mesma órbita.

Agencia Globo via Yahoo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...