A última viagem do Buran


O Buran é um ônibus espacial soviético que foi lançado em orbita com sucesso no ano de 1988. Foi o primeiro ônibus espacial a completar um voo espacial não tripulado e aterrissar de modo totalmente automático.



Ele foi desenvolvido em resposta ao programa americano de construção de ônibus espaciais, que preocupou o Ministério da Defesa soviético por seu potencial de utilização militar, especialmente por seu sistema de lançamento de armas nucleares.


A nave espacial orbitou ao redor da Terra no dia 15 de novembro de 1988 e aterrissou com sucesso em um dos aeroportos de Baikonur. A missão durou um total de 205 minutos.


Um protótipo do Buran em tamanho real, com 50 toneladas, foi instalado no famoso Parque Gorki, em 1993, como um monumento e atração turística.


No inicio deste mês, autoridades de Moscou anunciaram que a aeronave seria transferida do centro de Moscou para o Centro Panrusso de Exposicoes VDNKh nos dias 5 e 6 de julho. 


O trajeto de 15 km foi concluído em 5 horas. O comboio percorreu o centro de Moscou, passando pela rua Iakimanka, Ponte Bolshoi Kammeni e ruas Mokhovaia, Bolshaia Lubianka e Sretenka.



Muitas vias foram interditadas, e 14 rotas de trafego foram interrompidas na ocasiao. Onibus complementares foram disponibilizados para a populacao.



O trabalho de instalação do Buran em seu novo local sera concluído no dia 20 de julho. O lendário veiculo espacial sera aberto para visitas como parte da exposição de espaçonaves do VDNKh.


Com informações e fotos da Gazeta Russa