Pesquise no Site

Uma banana para Obama


Não se trata de uma piada de fundo racista, mas sim o que o Iraque fez ao governo americano. Quem esta acompanhando a crise no Iraque deve estar sabendo que rebeldes sunitas iraquianos uniram-se a rebeldes da Síria para criar um estado independente de ambos os países: o ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Síria)

Em um primeiro momento o atual governo xiita Iraquiano pediu ajuda aos EUA para conter o avanço desses terroristas. O que os americanos ofereceram foi um "suporte técnico" com oficiais de inteligencia, voos de patrulha, ficando apenas nisso.

Parece que a estratégia de Obama para lidar com a situação não esta sendo a mais adequada, tanto que mandou o secretário Kerry pedir apoio justamente de um líder Curdo da oposição para combater os rebeldes. O que ouviu foi sonoro não, já que Curdos estão aproveitando a situação para também pleitear o seu estado independente.

Não bastasse isso, Obama pediu dinheiro ao congresso para ajudar os rebeldes sírios com a desculpa de combater o Presidente Bashar Al-Assad. Como disse Gugu Chacra: "Qual a lógica de Obama treinar rebeldes na Síria se muitos deles são terroristas do ISIS?"

Não bastasse as gafes de Obama, os americanos estão enrolando os iraquianos na entrega de armamentos para recompor as forças armadas destruídas na guerra. Cansado do atraso na entrega de seus tão prometidos caças F-16I, o Governo Xiita de Bagdá bateu na porta de russos e iranianos. 

Segundo o site Iraqnews, cerca de 88 caça iraquianos que estavam sob controle do Irã foram devolvidos aos donos. Já o site Ria Novosti, informou que dos russos virão 6 Su-30K disponíveis na Bielorussia que eram parte de um lote de 18 oferecidos a Índia, dos quais 12 foram para Angola. O mesmo site sugeri que o Iraque também poderia estar interessado na compra de aviões MiG-29 e helicópteros de ataque Mi-24, já em operação na Rússia ou Bielorrússia.

É Obama, deveria ter aproveitado a época da copa para aprender que "quem não faz, toma".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...