Pesquise no Site

Rafales dão susto em franceses


Caças franceses causaram surpresa e incerteza neste domingo no sudoeste da França ao quebrar a barreira do som para auxiliar um avião comercial que cobria a rota Washington-Roma e tinha o sistema de rádio em pane.

O serviço de informação da Aeronáutica da França explicou que Rafales da base de Mont-de-Marsan, no sudoeste do país, geraram confusão entre a população ao superarem a barreira do som e causarem um significativo estrondo para auxiliar o Boeing com o sistema de comunicação danificado, um tipo de assistência que, segundo a fonte, é relativamente frequente.

Embora os Rafales estivesse a cerca de 10 mil metros do solo no momento em que superaram a barreira do som, a altura parece não ter sido suficiente para impedir que o barulho parecido com o de uma explosão ecoasse por dezenas de quilômetros, desde a região de Bordeaux até Rochelle, segundo os testemunhos recolhidos pelos bombeiros.


Segundo a Aeronáutica francesa, os caças se posicionaram - de acordo com os protocolos estabelecidos para estas operações - no lado esquerdo do avião de linha, que entrou no espaço aéreo francês ao sul de Nantes, até ter sua comunicação de rádio ser reestabelecida e ter retomado sua rota, da qual já havia se afastado.

As intervenções dos caças franceses para emprestar assistência a aviões de linha com algum problema, de acordo com a fonte, é uma operação considerada comum e não costuma relatar incidentes. EFE

Nota: No momento da publicação desta matéria pela manhã, não estava claro se seriam dois ou um único caça Rafale. Ao longo do dia, várias mídias publicaram matérias informando que um caça Rafale teria sido enviado para ajudar o avião em apuros. Até o momento, nada no site da Armée de l'air esclarece essa dúvida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...