Pesquise no Site

Parece o Caravan mas não é


A empresa Quest Aircraft do Brasil apresentou na última semana o avião  Kodiak  100, turboélice  monomotor,  que  promete  revolucionar o conceito de aeronaves utilitárias no Brasil.

O Kodiak 100 decola em  menos  de  285  metros,  com  peso  máximo,  sobe  a  mais  de  1300 pés por minuto e foi projetado para operar em pistas curtas e despreparadas com total segurança. 

Sua confiabilidade é reforçada ainda pela turbina Pratt & Whitney PT6, que lhe confere um alcance de 1.050 milhas náuticas e autonomia de seis horas de voo a 175 nós. 

Com estas características, aeronave faz a rota São Paulo - Manaus com apenas uma parada e vai direto de Campo Grande a Salvador.


"Trata-se de um  avião  bastante  robusto  e  versátil  em  suas  múltiplas  versões",  ressalta  o  Diretor de Vendas e Marketing da Quest Aircraft do Brasil, Augusto Pagliacci. De acordo com o  executivo, centenas  de  unidades  do  avião  estão  em  serviço  em  todo  o  mundo  com operadores  de  charter e operadores  executivos,  desempenhando  também  missões  de  paraquedismo, transporte de pequenas cargas, além da versão anfíbia.

Na  versão  de transporte executivo,  o Kodiak  100 tem capacidade  para levar até  10  passageiros com conforto.  A aeronave, de acordo com Pagliacci, já foi certificada para operar em 16 países e no Brasil conta  com  a  autorização da  ANAC  (Agência  Nacional  de  Aviação Civil),  na  categoria  normal para operações diurnas, noturnas e voos VFR e IFR.


Com produção iniciada em 2007, o Kodiak 100 é o mais novo avião da sua categoria no mercado, com 110 unidades em operação no mundo. A fábrica da Quest, em Sandpoint, Idaho, nos Estados Unidos, tem capacidade para produzir 48 aeronaves por ano.

O diretor da empresa  acredita  que  exista  um  grande  mercado potencial  para  o  Kodiak,  tendo  em vista  as  características  do  Brasil  e,  principalmente,  porque  as aeronaves  desta  categoria  em operação  no  país  foram  projetadas  na  década  de  70,  apresentando performance inferior ao modelo da Quest.

A Quest Aircraft do Brasil trabalha com a expectativa de venda de 4 a 5 aviões por ano no mercado brasileiro. O preço médio do Kodiak 100 é de US$ 1,95 milhões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...