Pesquise no Site

Garuda 5: Rafales franceses contra Flankers indianos


Programado para iniciar no dia 03 de Junho, o Garuda 5 promete agitar as discussões nos fóruns especializadas em defesa da internet. Trata-se de um exercício militar que será realizado na Índia entre pilotos de caça indianos da IAF e seus análogos franceses da Armée de l'Air.

Durante 10 dias, ambos os lados terão a oportunidade de ver o desempenho dos caças Rafales contra antigos Migs 21 e 27, mas também contra a mais poderosa aeronave do arsenal indiano: o Su-30MKI. 

Resta saber se os Flankers indianos surpreenderão os Rafales como fizeram contra os F15 americanos há 10 anos, no exercício Cope India 2004. Na ocasião, os pilotos indianos conseguiram um número de vitória na proporção de 9 contra 1 dos americanos, porém em simulações de dogfight, isto é, um combate aéreo próximo. Não houve a utilização de radares AESA em ambos os lados, nem a simulação de combates BVR, isto é, além do alcance visual.

O mesmo desempenho não se repetiu quando indianos enfrentaram os Eurofighters em situação semelhante no exercício Air Tattoo de 2011. Na ocasião, o Typhoon ainda disputava o contrato com o Rafale no programa MMRCA indiano. Em 2012, o Rafale foi declarado vencedor.

É esperado que o desempenho francês acelere a assinatura do tão postergado contrato de aquisição de caças pela Índia, que acaba de passar por eleições, cujo candidato vitorioso levantou a bandeira do reaparelhamento militar durante seus discursos de campanha. Será que agora vai?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...