Pesquise no Site

Drones na inspeção de aviões


A easyJet anunciou esta terça-feira querer usar novas tecnologias para apoio nas operações da sua frota de Airbus A319 e A320.

Uma das escolhas é o uso de drones modificados pelas empresas Coptercraft e Measurement Solutions, e pelo Bristol Robotics Laboratory (BRL). Segundo o comunicado da empresa, “os drones serão programados para digitalizar e avaliar os aviões emitindo um relatório reportando qualquer dano que possa exigir uma inspeção mais aprofundada ou trabalhos de manutenção”.

Os drones ainda estão em desenvolvimento e só devem ser apresentados no início do próximo ano. Segundo Arthur Richards, responsável da robótica aérea no BRL, “a inspecção de aviões é uma óptima aplicação para os drones. Juntamente com a navegação inteligente e visão por computador, os drones podem obter dados precisos de lugares com difícil acessibilidade”.

A companhia aérea anunciou ainda estar a planear o uso de tecnologias 3D e de realidade aumentada para conseguir “visualizar de forma remota exactamente o que o piloto ou engenheiro estão ver, utilizando óculos de realidade virtual”. Actualmente, este tipo de tarefas recorre ao envio, pelos técnicos, de fotos por email e contactarem depois o centro de operações de controlo (COC) da easyJet para tentar resolver o problema por telefone.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...