Pesquise no Site

Ucrânia: Mi-8 abatido no chão

Kiev - Um helicóptero Mi-8 das Forças Armadas da Ucrânia explodiu nesta sexta-feira em terra ao ser atingido por um disparo de um franco-atirador no aeroporto de Kramatorsk, cidade situada no sudeste da Ucrânia, informou o chefe adjunto do Serviço de Segurança ucraniano, o general Vasyl Krutov.

"Em Kramatorsk, um franco-atirador disparou contra um helicóptero em terra. O tiro acertou o tanque de combustível e provocou uma explosão", disse Krutov em um breve discurso de esclarecimento à imprensa.

O "número dois" do Serviço de Segurança da Ucrânia acrescentou que o comandante da aeronave ficou ferido, mas conseguiu deixar o aparelho e passa bem. Segundo a versão do Ministério da Defesa da Ucrânia, o helicóptero Mi-8 foi atingido por um projétil de um lança-granadas.

Kramatorsk, situada ao norte da região de Donetsk, encontra-se a apenas 15 quilômetros de Slaviansk, o foco da sublevação pró-russa contra o governo de Kiev, iniciada há três semanas. O incidente no aeroporto de Kramatorsk coincidiu com o começo da segunda fase da "operação antiterrorista" lançada ontem contra a vizinha Slaviansk, atualmente controlada por milícias pró-russa.

"O objetivo é bloquear totalmente Slaviansk para localizar o problema. A operação está sendo realizada neste momento", explicou o chefe da Administração presidencial da Ucrânia, Sergei Pashinski.

Já o general Krutov, que está à frente da "operação antiterrorista", assegurou que as forças ucranianas não vão invadir Slaviansk, com 120 mil habitantes, para evitar vítimas entre sua população.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...