Pesquise no Site

Segurança aérea do Pará recebe novos Helicópteros


Uma comissão da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), integrada pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa da Segup, perito criminal Cláudio Jorge da Costa Lima, e pelo diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), tenente-coronel PM Josilei Gonçalves, segue nesta segunda-feira, 28, para a cidade de Itajubá, em Minas Gerais, onde fará o recebimento provisório de dois helicópteros, modelo Esquilo AS 350B2, na empresa Helibrás, sediada naquele município. As duas aeronaves foram adquiridas, em 2013, por meio do processo licitatório número 16539/2013, na modalidade pregão eletrônico.
A frota atual do Graesp conta com seis helicópteros e um motoplanador, sendo que três deles são da frota própria do Estado e quatro são locados. Além duas novas aeronaves, que serão entregues no final do próximo mês de maio, a Segup também adquiriu um avião Caravan, modelo C-208, com capacidade para onze passageiros, e um helicóptero modelo Airbus Eurocopter EC 145 C2, também com onze lugares, que fará parte da frota do Graesp e será utilizado no transporte de tropas das forças de segurança pública. O avião Caravan foi recebido, no dia 24 de abril, nos Estados Unidos, pela área de segurança, e já esta sendo transportado para o Estado do Pará.

A Segup destaca que o investimento na aviação da Segurança Pública do Pará já ultrapassa R$ 80 milhões, neste governo. De acordo com a previsão da Secretaria, serão entregues dois helicópteros modelo Esquilo AS 350B2 e um avião modelo Caravan C208, no mês de maio, e uma aeronave EC 145, em julho deste ano.

Graesp - O Grupamento Aéreo de Segurança Pública está vinculado à Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Segup e objetiva o desenvolvimento de ações integradas de combate à criminalidade e de defesa civil.

A unidade também garante apoio aos órgãos de governo estadual e municipal, por meio da utilização de aeronaves, em ações de radiopatrulhamento aéreo, vigilância aérea, apoio às equipes de terra em ocorrências de assaltos, sequestros e fuga de presos, além do serviço de resgate e remoção aérea de vítimas de acidentes e enfermidades graves.

Sediado no setor de hangares do Aeroporto Internacional de Belém, no bairro de Val-de-Cans, com bases fixas nos municípios de Marabá, Santarém e Altamira, o Graesp consegue atuar, com suas aeronaves, em cerca de 70% do território paraense.

A unidade possui um efetivo especializado, composto por oitenta servidores públicos das instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), que desempenham as funções de piloto, mecânico, tripulante operacional e administrativo, além de funcionários contratados, que possuem funções específicas.

“A busca pela excelência é a meta do Graesp. Hoje, somos uma das unidades aéreas que mais tem investido, neste setor, em todo o Brasil, tanto em equipamentos e aeronaves, como em treinamentos e especialização de pessoal. O nosso maior objetivo é que o grupamento seja reconhecido pelo trabalho eficaz, eficiente e pelo constante êxito das missões, beneficiando, acima de tudo, a população paraense”, frisou o tenente coronel Josilei Gonçalves, comandante da unidade.

Agência Para

Nota: Repararam como as agências de segurança estaduais estão adquirindo mais equipamentos que as próprias Forças Armadas?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...