Caças brasileiros poderão ser monitorados pelo NSA?


São seis da manhã e como todos os dias, abri minha caixa de mensagens para ver que notícias eu teria para publicar. Qual não é o meu espanto, quando vejo um email falando que caças brasileiros serão monitorados pelo serviço de inteligência americano. De onde vem essa pérola?

Abro o e-mail e encontro o seguinte texto:

"Escândalo na Suíça denunciou que a tecnologia de rádio dos caças Gripen, comprados pelo governo brasileiro em dezembro passado, detém “certificado de tecnologia” americana da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA). O sistema de rádio, desenvolvido pela empresa Rockwell Collins, permite o monitoramento de toda comunicação e até das imagens capturadas pelos caças suecos.

Como o Brasil, a Suíça vai comprar os caças Gripen, da Saab, que terceirizou o sistema de comunicação à americana Rockwell Collins. Até o ano passado, uma empresa suíça era a responsável pelo sistema de comunicação do Gripen, mas foi substituída pela Rockwell Collins.

De acordo com denúncia do jornal suíço Tages Anzeiger, a tecnologia de comunicação pode até ser desligada por completo, remotamente. Parlamentares suíços já pediram que o Ministério da Defesa de lá explique o caso e dê “transparência total” à compra de caças Gripen.

Leia na Coluna Cláudio Humberto."

Ah! Olha quem esta por trás da notícia? Cláudio Humberto! Rs Rs Rs... Na minha curta de "carreira de blogueiro" aprendi a ler com ressalvas o que este senhor publica.

Só esclarecendo, todos os dias passo a vista nas notícias dos principais sites especializados estrangeiros para alimentar um grupo de discussão do Facebook chamado Military Aviation News. Nós últimos dias não vi nada a respeito desse "escândalo". De onde este senhor tirou isso?

Vou para o Google pesquisar e encontro uma possível referência: Um blog chamado O Informante do senhor Michel Medeiros. Segundo ele, a "Rockwell Collins foi selecionada pela SAAB em junho de 2007 para fornecer uma suíte de novos aviônicos para o Gripen NG"."

"Atualmente, a Rockwell Collins já fornece os seguintes equipamentos para a família JAS-39 Gripen: O HUD (s Head up Display Syste), o receiver ARN-147 Very High Frequency (VHF) Omni Ranging/Instrument Landing System (VOR/ILS) e o Sistema de Navegação Aérea Tática (TACA, por sua sigla em inglês) ARN-153". Isto permitiria que o caças fossem monitorados? Procuro referencias no texto e não vejo nenhum link. Assim fica difícil, não?

Já tinha visto alguns amigos postarem matérias deste Blog. Não conheço o editor mas conheço algumas pessoas coerentes que o seguem. Ele estaria habilitado para analisar a eletrônica do Gripen e deduzir o que publicou? Eu não sei. Bom, vou dar um voto de confiança e pesquisar um pouco mais.

Descendo um pouco a tela de resultados do Google da minha pesquisa encontro algumas mídias NÃO ESPECIALIZADAS estrangeiras, no caso sites Suíços. Ah! Talvez seja esta a resposta. Vamos lembrar que naquele pais esta tendo uma guerra entre Lobbys do Gripen e do Rafale pela disputa de um contrato local. 

O Gripen foi escolhido pelo governo suíço mas passará por um referendo agora no mês de Maio para a população dar o seu aval. Deixarei o link do site Tages Anzeiger que fala deste "escândalo" para vocês tirarem suas próprias conclusões. Detalhe: esta em alemão, mas o tradutor do Google Chrome pode dar um jeitinho.

Esta teoria lançada pela mídia poderia estar correta? Talvez. O que sei é que o Gripen NG terá uma suíte eletrônica avançada que talvez o deixe em condições de peitar até caças mais poderosos. Não sou eu que estou dizendo isso. Quem diz é a Flight Global, a Aviation Week, entre outras.

Sendo assim, vamos lembrar aos leitores que por traz de toda notícia podem estar jogos de interesses. Portanto não acredite em tudo que você lê. Consulte várias fontes. Mantenha-se informado e espere. O melhor aliado da verdade é o Tempo.

Em tempo: Vou deixar aqui o convite para que você conheça o nosso grupo do Facebook chamado Military Aviation News. Lá você encontrará as muitas notícias sobre aviação militar dos principais sites estrangeiros. Confira.