Pesquise no Site

Rússia anuncia planos de criação de novo avião de transporte militar

Antonov An-225 Mriya (foto ilustrativa)
A Rússia começou a desenvolver um novo tipo de avião de transporte militar. O projeto recebeu o nome Pak Ta . A nova aeronave será vendida principalmente ao Ministério da Defesa da Rússia. De acordo com Víktor Livanov, diretor-geral da empresa Il, que vai desenvolver o novo avião, o projeto deverá ser concluído até o final da próxima década.

“O projeto ainda não tem um nome exato”, disse Livanov. “As caraterísticas técnicas do novo avião serão determinadas após consultas com os potenciais clientes.”

Os especialistas russos afirmam que o avião de transporte militar utilizado hoje está desatualizado. De acordo com o coronel Ígor Málikov, que possui a condecoração de Herói da Rússia, a criação do novo avião Pak Ta é muito importante.

“O IL-76 foi modernizado, mas é barulhento, tem equipamentos antigos. A quantidade de aviões An-12 é mínima. A Rússia precisa de um novo avião de transporte”, diz Málikov.

Segundo ele, as tecnologias modernas e a modelagem computacional permitem desenvolver o avião nos prazos supracitados. “No entanto, a criação de um novo motor é um trabalho muito mais difícil do que a construção do novo avião”, diz Málikov.

“Em primeiro lugar, o novo avião deverá ser econômico e silencioso, porque a Rússia vai vender o novo produto para o exterior. Os compradores estrangeiros prestam muita atenção nesses parâmetros. Além disso, é preciso avaliar qual será o volume de mercadorias transportadas para determinar o tamanho da fuselagem do novo avião.”

De acordo com o piloto de teste Mikhail Markov, os critérios para a nova aeronave devem ser elaborados pelos institutos de pesquisa. “É óbvio que é impossível criar um avião completamente novo e perfeito em poucos anos”, diz Markov.

Segundo ele, é incorreto modernizar os aviões antigos ou criar um produto completamente novo. “Ambas variantes são erradas. Você não pode desenvolver um produto bom e esperar 30 anos para criar um novo. É preciso realizar uma modernização gradual e constante. As instituições científicas têm tudo para fazer esse trabalho”, completou Markov. 

De acordo com o presidente da Comissão da Aviação Civil do Conselho Público do Serviço Federal de Supervisão de Transporte, Oleg Smirnov, antes de começar o desenvolvimento do novo avião, é preciso estudar minuciosamente a demanda. Segundo ele, a empresa Il  ainda não fez esse trabalho. “As informações sobre o novo avião deveriam ser divulgadas após as primeiras encomendas”, disse Smirnov.


Nota: Lembrando que a empresa Antonov é Ucraniana e agora as relações entre os dois países esta seriamente comprometida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...