Mais um drone bom e barato


Esta semana a FAB divulgou a aquisição de mais um drone israelense, dessa vez um Elbit Hermes 900, no valor de 8 milhões de dólares ou aproximadamente 18 milhões de reais. Em 2010 a FAB recebeu duas unidades do modelo 450 para testes, que foram formalmente adquiridas em 2011.

Em 2013 adquiriu mais dois Hermes 450 no valor de mais de R$ 48,17 milhões, incluindo, além das aeronaves, uma estação em solo, sensores e apoio logístico. Posteriormente recebeu mais duas unidades


Diferente dos seus irmãos 450, o modelo 900 é maior, leva o dobro de carga (300 kg), sobe até 9 mil metros e tem uma autonomia de 36 horas contra 20 horas do modelo anterior cujo teto é de apenas 5 mil metros.

Na FAB sera utilizado para vigilância e reconhecimento no esquadrão Horus. Em Israel foi utilizado como Drone de ataque, mostrando aos terroristas o significado mitológico do nome HERMES: Guia das almas para o reino do inferno.

O novo modelo da FAB tem uma performance comparável ao Vant Heron empregado pela Policia Federal, perdendo apenas em autonomia que segundo nossas fontes, pode chegar a mais de 50 horas de voo. 

Deixando a brincadeira de Super Trunfo de lado, cabe lembrar que cada drone da PF custou 20 milhões de dólares, ou seja, mais que o dobro do melhor drone da FAB. Porque isso não me surpreende?