Pesquise no Site

FAB: Cadê os relatório finais do CENIPA?


O Aerofatos vai completar um ano no final de Maio e pensei em revisar algumas matérias já publicadas. Percebi que foram divulgados muitos acidentes da aviação civil, mas não tive a preocupação de publicar os resultados das investigações sobre os mesmos. Pensando em remediar isso, fui até o site do CENIPA

Para minha decepção, percebi que boa parte dos acidentes que noticiei no segundo semestre de 2013 ainda não possuíam relatórios finais, pois o último relatório emitido datava de 21/06/2013.  Sabemos que o CENIPA precisa de prazos para emissão de relatórios. Compreensível, já que a FAB não deve ter muitas pessoas especializadas para isso, afinal sempre sofre com as falta de recursos. Pensei eu.


Aproveitei que estava por lá e tentei pesquisar acidentes de uma determinada empresa e vi que o site não permitia esta tipo de busca. Nossa! Pensei eu. Que falha grotesca, afinal, todo mundo vai querer saber se uma dada empresa tem muitas ocorrências. Desisti. Resolvi deixar a matéria do CENIPA de lado.

Frustrado, resolvi abrir minha caixa de e-mail para ver se encontrava outras notícias para publicar. Por ironia, justamente uma das primeiras que abri falava que a Força Aérea Brasileira estrearia um novo programa. Assim dizia o texto divulgado pelo Portal Brasil:

"A Força Aérea Brasileira (FAB) estreia, na próxima quinta-feira (20), o seu mais novo programa na internet. O FAB & Indústria de Defesa, com duração de 10 minutos, tem como proposta mostrar como são concebidos, desenvolvidos e produzidos os equipamentos e insumos utilizados pelos militares da FAB..."

"... Com mais este programa, idealizado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), a FAB TV consolida dez produtos em sua grade de veiculação..." 

Para quem não sabe, a FAB mantem um canal no Youtube para divulgação de vídeos que mostram um pouco das atividades da Força. Como o texto diz, isto seria de responsabilidade do Centro de Comunicação social, responsável também por divulgar notas oficiais, eventos e o material que vai ao ar no site da FAB. Para isto, conta com profissionais cuja formação e treinamento é voltada para esta capacitação. Portanto, conta com recursos humanos e financeiros para isto.

Sabemos da importância da divulgação dos trabalhos da FAB, principalmente para as novas gerações, mas não seria prioritário a agilização de relatórios finais no CENIPA? Não seria prioritário investir mais na investigação e prevenção de acidentes aéreos? Não seria prioritário utilizar os recursos de divulgação para campanhas de prevenção de acidentes?

Bom, já que a FAB tem um ótimo Centro de Comunicação Social, ele que responda essas perguntas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...