Pesquise no Site

Carta-Capital diz que Gripen não "ganha" na Suíça


"Caças suecos devem ser barrados em referendo na Suíça. O modelo foi escolhido recentemente pelo governo brasileiro, que pagou cerca de 4,5 bilhão de dólares para 32 jatos"

Os caças Gripen NG, da sueca Saab, passarão nos próximos meses por um teste popular na Suíça que poderá reverberar na encomenda recentemente anunciada pelo governo brasileiro. Em meados de janeiro, após a coleta de dois abaixo-assinados com mais de 100 mil assinaturas cada, conforme exige a lei local, movimentos sociais e partidos políticos de centro-esquerda emplacaram um plebiscito para avaliar a pertinência do negócio de 3,5 bilhões de dólares, pelo qual o Estado suíço comprará 22 caças. O referendo foi marcado para 18 de maio.

A pesquisa mais recente, divulgada na Suíça em setembro de 2013, indicava não ser improvável o veto ao negócio, há cinco anos objeto de discussões acaloradas no Congresso do país. Segundo esse levantamento, cerca de dois terços da população suíça se disse contra a encomenda, índice próximo ao de pesquisa semelhante realizada em setembro de 2012.

Os oposicionistas dizem que as aeronaves custarão muito caro e são desnecessárias para garantir a segurança da “neutra” Suíça. Alguns criticam ainda o modelo escolhido, o NG, o mesmo eleito pelo governo brasileiro, por ainda estar em fase de desenvolvimento.

Nos últimos dias, parlamentares ligados à Social Democracia criticaram a Saab. Segundo esses congressistas, a fabricante tem feito campanha para influenciar a população, aproveitando a falta de legislação específica que vete tal iniciativa.


Nota: O autor da matéria na Carta-capital comete dois equívocos. Primeiro: são 36 caças e não 32. Segundo: o governo ainda não pagou nada. Só começará a pagar após o último caça ser entregue. Agora, caso isso realmente ocorra, se por um lado a divisão dos custos de desenvolvimento ficaria "mais pesada" com um parceiro a menos, o Brasil talvez fosse beneficiado na entrega do caça. Talvez fosse interessante assinar o contrato com a SAAB somente após 18 de Maio. O que vocês acham?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...