Pesquise no Site

Como identificar fotos de aviões pela internet


Quem frequenta os grupos de discussão do facebook ou os fóruns sobre aviação e defesa, constantemente encontra fotos de aviões que não conhece. Alguns sites como o Poder Aéreo e o Cavok até brincam com seus leitores criando desafios para ver quem conhece o nome de uma dada aeronave.

Eu não queria estragar a brincadeira, mas hoje ao pesquisar para a postagem de um acidente com um Mirage no Paquistão, verifiquei que vários sites publicaram fotos do acidente errado.

Porque isso aconteceu? Porque na busca por fotos para ilustrar uma matéria às vezes somos induzidos a erros quando encontramos fotos ilustrando coisas erradas. A foto acima por exemplo, pode ser encontrada em diversos sites como sendo de um acidente no Paquistão em Maio de 2012. Repare que não há nada para identificar a nacionalidade deste Mirage.

Mas como descobrir isso? Simples. Primeiro é necessário utilizar o navegador Google Chrome. Nele encontramos a opção PESQUISAR ESTA IMAGEM NO GOOGLE que aparece ao clicarmos com o botão direito do mouse sobre uma figura.


Caso esta imagem já tenha sido publicada em algum site, teremos uma tela de resultados semelhante a figura abaixo:

Fácil, não? O mais engraçado desta história é que, procurando pela foto acima acabei esbarrando em um site que mostrava também a foto abaixo e que aparentemente é do mesmo acidente. Desta vez podemos reparar na identificação em vermelho da aeronave, ou seja, a foto não era de um caça paquistanês, mas sim de um venezuelano. Resumindo: muita gente publicou a foto errada. 




Isto foi possível graças ao recurso do botão direito no Google Chrome. Este recurso permite localizar várias fontes da imagem. No caso dos DESAFIOS que os blogs especializados propõem, muitas vezes encontraremos resultados da Wikipedia que identificam o avião e sua história. Esta ferramenta pode ser utilizada para outros objetivos, como por exemplo, a identificação de FAKES do facebook.

Bom, a intenção era compartilhar com vocês um recurso útil que pode ajudar em inúmeras situações. Espero que ajude.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...