Cuidado com os fakes na Internet


Muitas criações artísticas feitas por fãs de aviação tem confundido os menos informados que frequentam fóruns pela internet. Falsos projetos ou aprimoramentos que nunca existiram como os supostos tanques conformais dos caças F5 da FAB fizeram vítimas em vários fóruns internacionais.

Agora a história se repete com as criações chinesas. Veja alguns exemplos de fotos e desenhos que tem confundido muita gente.








Muitas dessas fotos foram apresentas como esboços e idéias para projetos que não foram implantados, mas por serem compartilhadas sem os seus textos originais, acabam "ganhando uma nova história".

Nessa hora, uma arte de photoshop acaba virando um "projeto secreto" ou a "mais nova criação" da engenharia chinesa.

Para não cair no conto do "caça mais novo" a recomendação para os usuários do navegador Google Chrome é clicar com o botão direito do mouse sobre uma foto suspeita e solicitar a opção PESQUISAR ESTA IMAGEM NO GOOGLE.

O Google poderá listar outras fontes para o foto, o que permitirá buscar sua origem e história. Caso não seja mostrada nenhuma ocorrência, não significa que a imagem seja falsa ou verdadeira. Significa apenas que o Google não a encontrou.

Experimente fazer este teste nas fotos publicadas nesta postagem. Boa sorte.