Pesquise no Site

Portugal: Outro helicóptero da discórdia


Enquanto no Brasil sobram helicópteros nas mãos de governadores, em Portugal, a população de uma região afastada, briga para manter um helicóptero de emergência a sua disposição.

Macedo de Cavaleiros é uma cidade portuguesa, que pertence ao Distrito de Bragança, situada ao norte do país, entre dois acidentes geográficos importantes, a Serra de Bornes, no extremo sudoeste, e a Serra da Nogueira a norte.

Afastada dos grande centros médicos a região se viu amparada através da presença de um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estacionado em seu Heliponto, que atendia o distrito de Bragança.

Por razões logísticas, o Ministério da Saúde ao qual o INEM esta subordinado, resolveu deslocar o aparelho para outra região sob o protestos dos autarcas (prefeitos) locais que recorreram a justiça. Conseguiram protelar a retirada da aeronave por um ano. A briga foi parar no Supremo Tribunal de Justiça português, que sentenciou em favor do INEM.

Segundo o site português Onda Livre, a permanência do helicóptero fazia parte de um acordo celebrado entre as 12 autarcas da região e o Ministério da Saúde, como contrapartida pele encerramento das atividades noturnas dos centros de saúde.

Agora os autarcas da região, tentam levar uma petição solicitando a permanência do helicóptero a Assembléia da República, algo semelhante ao nosso Congresso Nacional, segundo o site do Jornal I

Da frota aérea nacional do INEM, o helicóptero de Macedo de Cavaleiros é o que mais realiza saídas de emergências em Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...